Técnico em Enfermagem com Qualificação em Auxiliar de Enfermagem

Público-Alvo: O curso é direcionado a alunos com ensino médio completo ou cursando o terceiro ano, com idade igual ou superior a 18 anos, que buscam qualificação profissional e apresentem interesse para atuar nos diversos setores da saúde.

Duração do Curso: 22 a 27 meses, dependendo do período escolhido.

Carga Horária: O curso é oferecido em dois módulos, com 1.800 horas no total.

Número de Vagas: 35 alunos por turma e 45 alunos no período noturno.

Período: Manhã, tarde e noite (início das aulas sujeito a formação de turma).

Matrícula: Convocação após resultado do Processo Seletivo.

Valor: Informações sobre valores, entrar em contato com a Escola Técnica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Início das Aulas: Próxima turma prevista: 1º Semestre/2018.

Horário das Aulas:
Turma da Manhã:
Das 07h30 às 12h.
Turma da Tarde: Das 14h às 18h.
Turma da Noite: Das 19h às 22h30.

Inscrições: no período de 09/05/2018 à 25/05/2018.

DATAS E HORÁRIOS DAS PROVAS:
21/05/2018 – às 19h;
23/05/2018 – às 19h.

Previsão de Início das Aulas: Novas turmas período noturno – 28/05/2018 às 19h.

Confira o edital 2/2018: clique aqui.

Complemento do Auxiliar em Enfermagem: Auxiliares de Enfermagem que comprovem com certificado de conclusão do curso podem ingressar no Módulo II do Técnico em Enfermagem. Ao término do curso será conferido o Diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem. Para saber o início da próxima turma, procure a secretaria escolar.


Matriz Curricular

As Habilitações Profissionais de Auxiliar em Enfermagem e de Técnico em Nível Médio de Enfermagem estão organizadas em dois módulos, conforme quadro abaixo:

Módulo 1: Auxiliar de Enfermagem

Componentes Curriculares Horas / Teoria Horas / Estágio
1. Anatomia e Fisiologia 80
2. Conceitos de Microbiologia / Infecção Hospitalar 40
3. Semiologia e Semiotécnica: fundamentos do processo de cuidar 100 100
4. Segurança e Meio Ambiente 40
5. Assistência em Enfermagem ao Paciente Clínico 120 80
6. Assistência em Enfermagem ao Paciente Cirúrgico I 120 80
7. Conceitos de Farmacologia 50
8. Assistência em Enfermagem no Pronto Atendimento 40 60
9. Saúde da Criança 40 40
10. Saúde da Mulher 40 40
11. Aspectos Éticos e Legais 40
Subtotal Teoria 710  
Subtotal Estágio   400
Total Módulo I 1110

Módulo 2: Técnico em Enfermagem

Componentes Curriculares Horas / Teoria Horas / Estágio
12. Farmacologia Clínica 80
13. Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico II 70  40
14. Assistência em Enfermagem ao Paciente Crítico 80 80
15. Assistência em Enfermagem ao Paciente Neonatal e Infantil Crítico 40
16. Promoção e Prevenção à Saúde e Sistemas de Saúde: Pública e Suplementar 60 40
17. Inserção na Gestão da Assistência de Enfermagem SAE / Processos e Normas Institucionais 80 40
18. Assistência de Enfermagem em Saúde Mental 40
19. Projeto de Conclusão de Curso 40
Subtotal Teoria 490
Subtotal Estágio 200
Total Módulo II  690
TOTAL GERAL 1800

 
Clique aqui e faça a sua inscrição


Corpo Docente

O corpo docente da Escola é constituído pelos professores contratados pelo Mantenedor por indicação do Diretor, para os diversos cursos e programas, com formação, titulação e experiência consoantes com o componente curricular a ser desenvolvido.

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, em Itajubá/Minas Gerais, onde também conclui o Curso de Licenciatura e Aperfeiçoamento em Complementação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Itajubá. Realizou o Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e também recebeu o título de Especialista em UTI pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Terapia Intensiva (SOBETI). Realizou Curso de Especialização em Administração Hospitalar pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares (IPH), em 1995. Recebeu o título de Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral, onde atuou no Comitê de Enfermagem no biênio 1998-99, atualmente atua no Comitê Educacional dessa Sociedade. Realizou Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Enfermagem na Saúde do Adulto Institucionalizado pela Escola de Enfermagem da USP. Professora convidada dos Cursos de Estomaterapia da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e da Universidade de Taubaté. Membro do Conselho Editorial da Revista Estima – Publicação oficial da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). Revisora ad hoc da Revista Applied Nursing Research. Atuou durante oito anos na UTI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Após como Coordenadora da Unidade de Enfermagem Semi-intensiva deste Hospital e desde 2008 atua como Coordenadora de Educação Multiprofissional do Instituto de Educação e Ciências. Atualmente atua também como Gerente do Instituto de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Enfermeira há 15 anos pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Estomaterapia, Feridas e Incontinência pela Universidade de Taubaté e em Docência do Ensino Superior e Técnico pelo Instituto Educacional de São Paulo – INTESP. Atuou na assistência direta ao paciente em Pronto Atendimento, Clínica Médica e Cirúrgica de Neurologia e Central de Diagnósticos do Hospital Israelita Albert Einstein e participou do processo de Acreditação da Joint Commission. Assumiu assistência direta ao paciente na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital A.C.Camargo. Membro da Sociedade Brasileira de Estomaterapia-SOBEST 2004-2006, participação em Congressos, Jornadas e Simpósios no Brasil e Exterior como ouvinte, palestrante e coordenação de eventos, escreveu e publicou trabalhos. Atuou como especialista de produtos e assumiu responsabilidade técnica da empresa Molnlycke Health Care do Brasil atuando também em treinamento no Chile, fez intercâmbio em Santiago do Chile e atuou como enfermeira assistencial no Instituto Nacional Del Torax – em Santiago do Chile, trabalhou como consultora Técnica na empresa Convatec no Brasil, fez intercâmbio em Manassas – Virgínia – EUA e trabalhou como tradutora interprete de espanhol para inglês na Grace United Methodist Church em Manassas – Virgínia – EUA, atuou como Responsável Técnica na empresa Cirúrgica Fernandes, onde participou do processo de Acreditação da Certificação de Boas Práticas e Fabricação e Armazenamento, tendo participado de Treinamento na Argentina pela empresa Rush. Vasta experiência em treinamento e educação, com dedicação de 10 anos na área de docência, coordenação de Curso Técnico em Enfermagem, desenvolvendo habilidades, competências e conduta ética profissional dos alunos, através de propostas pedagógicas inovadoras. Atua no cargo de Coordenadora da Escola Técnica em Enfermagem do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Enfermeira graduada pela Universidade Nove de Julho em São Paulo em 2008. Realizou o curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica pelas Faculdades Metropolitanas Unidas em 2010. Realizou o curso de Especialização na Formação de Docentes em Educação Profissional em Enfermagem pelo Instituto Educacional São Paulo-Intesp em 2012. Professora de estágio Supervisionado em técnico de Enfermagem da Escola SENAC. Enfermeira na Unidade de Internação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Enfermeira pela Universidade Federal de São Paulo, onde também concluiu a Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Realizou Pós-Graduação em Gestão de Saúde pelo Centro Universitário SENAC. Realizou também curso de Especialização em Formação Pedagógica de Docência em Enfermagem pelo Instituto Educacional São Paulo. Docente de Cursos Livres em Enfermagem no Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAC. Atuou durante quatro anos como enfermeira assistencial no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e desde 2011 atua como Analista de Desenvolvimento Humano na Educação Corporativa.

Enfermeiro pela Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. Realizou o Curso de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Enfermagem da UniFMU em São Paulo. Realizou o Curso de Especialização de Enfermagem em Radiologia Diagnóstica e Terapêutica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP. Realizou o Curso de Especialização Formação de Docentes Para o Ensino de Enfermagem em Nível Técnico e Superior pela Universidade Nove de Julho -UniNove- em São Paulo. Realizou o Curso Programa de Formação do Futuro Professor pela universidade Nove de Julho-UniNove. Atuou como docente no Curso de Auxiliar e Técnico da Escola de Enfermagem São Bernardo em 2012 e 1º semestre de 2013. Atuou como docente na escola de enfermagem do SENAC – SP. Desde 2004 é enfermeiro do Centro de Diagnósticos por Imagem do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Endereço

R. João Julião, 245. Bela Vista | São Paulo - SP | CEP: 01323-020 | Tel.: (11) 3549-0654 | COMO CHEGAR